terça-feira, 13 de setembro de 2022

Perdi minhas estrelas


Desde pequeno sempre fui muito possessivo, ganhava um carrinho e ele era só meu, a professora da escola tinha que ser minha tia, olhava pro céu e aquela estrela me pertencia, não era de mais ninguém, sentia ciúmes quando me roubavam, via três estrelas juntas e eram como se fossem minhas amigas, eu queria aquela constelação inteira só pra mim e poderia dar os mais diversos nomes a elas.

Cresci assim, tinha tudo que ser meu, eu olhei primeiro, eu falei primeiro, eu amei primeiro.
É uma droga crescer, a gente perde as estrelas, divide os amigos, compartilha nossos pais, doa nossas roupas, e percebe que de quem gostamos, outros também estão interessados. Entende, contrariado, como é concorrida a vida adulta.

E todo mundo quer ser melhor, quer ser algo, quer ser mais, quer ter mais. Eu não. Eu morro de preguiça de disputas, de tão mesquinho que sou. O que olhei e amei, é como se fossem meu para sempre. Mas não é bem assim. Na cabeça da criança, birrenta, narcisa, choraria pelo o que é dela. Já na mente do adulto, crescido, contrariado, a gente entende e sofre um pouco menos. Aceita que perdeu algumas disputas mesmo não querendo participar.

Mas me recuso a aceitar que perdi as estrelas, que aquele mar não é meu, que o azul não é só a minha cor favorita, que o Rio é de todos, que meu poeta não escreveu aquele verso para mim, que a banda não tocou o acorde do violão da introdução de Cara Estranho por minha causa e todos os olhares se voltaram na minha direção, cada um por vez, em cima do palco.

Crescer nos dá a sensação de perda. Nos dá a noção de não ser o centro do mundo. Pisaram no meu pé e eu não posso simplesmente me tacar no chão e fingir que está doendo, que vou morrer com essa dor. Não vou. É compreender que não é a maior dor do mundo.

- eu ainda guardo o nome daquelas três estrelas (Pedro, Severina e Bibi), as minhas grandes estrelas favoritas... e sinto saudade, gente! Há saudade... quando cabe dentro desse nosso porquê!
Bença, Vó; bença, Vô!

Hudson Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário